25/11/2012

PARQUE NACIONAL DA TIJUCA


                              PARQUE NACIONAL DA TIJUCA







 O Parque Nacional da Tijuca, verdadeiro oásis dentro da cidade do Rio de Janeiro, é uma Unidade de Conservação Federal composta pelos setores Floresta da Tijuca, Serra da Carioca, Pedra Bonita/Pedra da Gávea e Pretos Forros/Covanca. 

                   
                   FLORESTA DA TIJUCA


 Localizada no coração da cidade, a poucos minutos da maior parte dos bairros do Rio, a maior floresta urbana do mundo, com cerca de 3.200 hectares, tem a grande vantagem de mesclar centenas de espécies da fauna e da flora só encontradas na Mata Atlântica.
A Floresta da Tijuca possui recantos e atrativos históricos que merecem ser visitados, como a Cascatinha, a Capela Mayrink, o Mirante Excelsior, o Barracão, a Gruta Paulo e Virgínia, o Lago das Fadas, a Vista Chinesa e o Açude da Solidão, pontos freqüentados por famílias inteiras nos fins de semana.

Horário de Funcionamento

  • Funcionamento: todos os dias das 8h às 17h (e 18h no horário de verão)
  • Administração: de segunda a sexta das 9h às 18h
  • Fiscalização: todos os dias das 8h às 20h
  • >> Telefone Fiscalização: (21) 2491-1700
  • Visitantes credenciados: todos os dias a partir das 7h                                                                                                                                               

                             A Serra da Carioca



Parte integrante do complexo de florestas da capital carioca, local é onde está o Cristo Redentor.
A Serra da Carioca, no Rio de Janeiro (RJ), reúne nada mais nada menos que o símbolo da Cidade Maravilhosa: o Cristo Redentor, no Morro do Corcovado. Inaugurada em 1931, a estátua tem como locação um mirante cujo acesso foi construído por ordem de D. Pedro I, que pessoalmente fiscalizou a obra.
Turistas famosos passaram a se maravilhar com o espetáculo. Figuras como Charles Darwin – além de reis, rainhas, chefes de governo e de Estado ao longo da história – estiveram no mirante privilegiado. É dos austríacos Spix e Von Martius, que escreveram no século 19 o livro Viagem pelo Brasil, o seguinte testemunho: “desenrolou-se sob nossos olhares uma vista maravilhosa da baía, das ilhas verdes, flutuantes, do porto com os mastros e bandeiras sem número, e da cidade estendida ao pé da mais garbosa montanha, cujas casas e torres reluziam ao sol. Longamente nos reteve presos o mágico espetáculo de uma grande cidade... surgida no meio de rica natureza tropical.”
A estátua do Cristo Redentor, única atração paga do parque, pode ser acessada de carro ou pelo trenzinho que parte da estação do bairro Cosme Velho. Há também passeios de helicóptero. Do mirante do morro Dona Marta, também famosíssimo, é possível ver o Corcovado de frente. Num movimento quase que instintivo, milhares de turistas abrem os braços e posam para foto, imitando o hospitaleiro Cristo Redentor ao fundo. Definitivamente é o símbolo da simpatia carioca e esboça-se na face de cada visitante a satisfação de estar ali.
Mas não é só. Ainda na Serra da Carioca encontram-se atrativos imperdíveis para o verdadeiro desbravador. Há décadas as Paineiras são o refúgio preferido de muitos cariocas. Nos finais de semana o trânsito é fechado para carros na estrada do Redentor. O que se vê são famílias inteiras, grupos de amigos, namorados e solitários caminhando, andando de bicicleta, praticando escaladas, curtindo os mirantes e se refrescando nas duchas naturais que brotam diretamente da floresta. Nos dias de semana o movimento é bem menor, mas há aqueles que, entre uma folguinha e outra do trabalho, não hesitam em dar um pulinho nas Paineiras. “Ás vezes, quando estou adiantado numa entrega, dou uma escapulida e venho descarregar as energias. Adoro isso aqui.”, confidencia um visitante de sunga em horário de trabalho.
Fonte: http://www.itapemirim.com.br

  • Funcionamento: todos os dias das 8h às 17h (e 18h no horário de verão)
  • Corcovado: 8h às 19h (20h no horário de verão)
  • Parque Lage: 8h às 18h (19h no horário de verão) ou 22h com autorização da administração

                             

                             PEDRA BONITA







A Pedra Bonita é uma bela montanha de 693 metros de altitude que possui um amplo e plano cume rochoso, além de estar situada em um localização privilegiada bem de frente a impressionante Pedra da Gávea e entre os bairros de São Conrado e Barra da Tijuca. Pela sua privilegiada localização e pela beleza cênica de sua vista ela foi escolhida o local para ser ter a primeira rampa de asa delta da cidade do Rio de Janeiro, e com certeza é a que possui o melhor visual. Pessoalmente eu considero a Pedra Bonita como um dos mirantes mais bonitos de toda cidade, além de sua ascensão ser feita por uma caminhada bem leve e de fácil acesso, recomendada para a toda família, sem contar que é o local onde se pode apreciar um dos melhores por-do-sol da cidade.
 A Pedra Bonita é uma das muitas atrações do Parque Nacional da Tijuca e está situada mais precisamente no Setor C, que é um setor que está geograficamente isolado da sede do parque. Esse setor possui uma vida independente e é muito pouco conhecido como parte integrante do Parque. Porém, neste setor, acontecem inúmeras atividades esportivas e de lazer, e centenas de pessoas se aproveitam das várias possibilidades de atividades esportivas que ele oferece, entre elas o vôo livre, as caminhadas e escaladas.


Morro Dois Irmãos e a Praia de Ipanema


A principal trilha para a Pedra Bonita é um antigo caminho colonial que começa na altura do primeiro estacionamento e segue em direção ao topo da pedra. Esta trilha é muito usada por moradores, exploradores de camélias e o excursionista. Ainda é possível encontrar na trilha resquícios de um calçamento em pé-de-moleque que foi construído por antigos moradores, esse caminho segue por uma bonita Mata Atlântica em regeneração, e passa por mirantes e capinzais. Esta trilha permite a visão de paisagens magníficas de vários pontos da cidade.


Agulhinha da Gávea, Corcovado e o Morro Dois Irmãos


A trilha encontra-se em bom estado, possui uma sinalização satisfatória e um sistema de drenagem em parte de seu percurso. Aproximadamente metade do seu percurso é feito em capinzais, que freqüentemente pegam fogo por descuido do freqüentador e por queda de balões.


Barra da Tijuca e Jacarepaguá


Como o próprio nome já diz, do alto da Pedra Bonita se tem uma das vistas mais magníficas da Cidade do Rio de Janeiro: De seu cume podemos ver alguns dos principais picos do parque, como a incrível Pedra da Gávea bem de frente, a Agulhinha da Gávea e o Morro do Cochrane um pouco mais a esquerda e mais ao longe o Morro do Corcovado com o Cristo Redentor de braços abertos em seu cume. Bem aos nossos pés é possível ver toda Barra da Tijuca e também o Bairro de São Conrado e ao fundo olhando para a esquerda vemos o Morro dos Dois Irmãos, a Rocinha e a Praia de Ipanema, e para a direita, também ao fundo, ainda podemos ver o Maciço da Pedra Branca.


Maciço da Pedra Bonita


Fonte:http://www.clubedosaventureiros.com
  • Funcionamento: todos os dias das 8h às 17h (e 18h no horário de verão)
  • Pedra Bonita: 8h às 17h (18h no horário de verão)
  • Pedra da Gávea: 8h às 17h (18h no horário de verão)

                             

Pedra da Gávea - Rio de Janeiro

A Pedra da Gávea é um extraordinário monumento natural de gnaisse com topo de granito subindo a 842 metros acima do nível do mar. É simplesmente o maior bloco de pedra a beira mar do planeta.A vista que se tem do seu topo é considerada por muitos a mais espetacular do Rio de Janeiro. Lá de cima, é possível observar grande parte do Parque Nacional da Floresta da Tijuca, incluindo o Corcovado, a Pedra Bonita, as praias de São Conrado, Ipanema, Leblon, Lagoa, Niterói e a Barra da Tijuca. A trilha é muito pesada e técnica, e só deve ser feita pelos mais experientes. Demora-se de 2 a 4 horas para se completar a subida. No final da trilha, tem a escalada da carrasqueira, uma parede com aproximadamente 30 metros de altura.
O Vidigalbergue fica localizado no Vidigal, perto do Leblon, próximo ao Hotel Sheraton. O albergue é mais frequentado por estrangeiros e possui vida social agitada com várias festas.

Fonte:http://www.rioturismoradical.com.br/rtr_trilhas_pedradagavea.htm

  • Funcionamento: todos os dias das 8h às 17h (e 18h no horário de verão)
  • Pedra Bonita: 8h às 17h (18h no horário de verão)
  • Pedra da Gávea: 8h às 17h (18h no horário de verão)

Setor Serra da Covanca / Pretos Forros

Ficheiro:Serra PForros1.jpg



Trecho da Serra dos Pretos Forros vista da região do Grande Méier

Localizada na cidade do Rio de Janeiro, fica situada no bairro da Água Santa, e é um divisor natural entre os bairros de Jacarepaguá (Zona Oeste) e do Grande Méier (Zona Norte). É um dos setores do Maciço da Tijuca.
É serpenteada pela auto-estrada Grajaú-Jacarepaguá, e adentrada pelo Túnel da Covanca, parte integrante da Linha Amarela.
Apesar de boa parte de seus morros estarem atualmente cobertos por capim colonião, a Serra dos Pretos Forros ainda preserva trechos de Mata Atlântica, principalmente no lado de Jacarepaguá, tendo ainda oito pontos de nascentes naturais.


  • Este setor é uma zona de recuperação que não é aberta à visitação. A simples presença no seu interior implica em multa de R$ 500,00 (quinhentos reais) a R$ 10.000,00 (dez mil reais) segundo Artigo 90 do Decreto 6.514/2008.


Como chegar
O Parque funciona diariamente das 8h às 17h, e até 18h no verão (exceto Corcovado). Suas muitas estradas permitem visitá-lo a pé, de bicicleta, motocicleta, auto e ônibus. Para conhecer a Estátua do Cristo Redentor e o espetacular Mirante do Corcovado, é oferecida também a opção do trem, com percurso pela Estrada de Ferro Corcovado, que se inicia na Estação localizada na Rua Cosme Velho. Diversas empresas de turismo fazem circuitos no Parque em veículos especiais. Também de helicóptero, o PNT pode ser observado, sendo possível contratar um vôo panorâmico na área do Mirante Dona Marta.

Por ser compartimentado, o Parque Nacional da Tijuca pode ser visitado por diferentes caminhos. Os interessados em conhecer o Setor Floresta da Tijuca, devem utilizar o acesso principal, localizado na Praça Afonso Vizeu, Alto da Boa Vista. Este pode ser realizado subindo-se a Estrada do Alto tanto em direção à Barra da Tijuca (Av. Edson Passos) quanto em direção à Tijuca (Estrada das Furnas). Nesse caso, as linhas de ônibus indicadas são 301, 333, 308, 309 e 345. A Cachoeira das Almas, local liberado para banho nesse setor, fica a aproximados 3 quilômetros da entrada do Parque.

Aos que desejam visitar o Setor Serra da Carioca, sugerem-se os acessos pelos bairros Cosme Velho (R. Almirante Alexandrino) ou Alto da Boa Vista (R. Amado Nervo), ambas em direção às Paineiras e Corcovado. As linhas 583, 584, 569 e 570 são algumas das opções para se chegar ao Cosme Velho, local onde o visitante deve descer e seguir em carro particular, van ou táxi até as Paineiras, desfrutando de duchas ao ar livre e da vista de diversos mirantes ao longo da Estrada do Redentor. Outra opção é subir pela Rua Pacheco Leão em direção à Vista Chinesa e Mesa do Imperador através de carro, táxi ou bicicleta. Para subir caminhando, o visitante deve pegar um ônibus da linha 409 e saltar no ponto final, no Horto, seguindo pela estrada até entrar no Parque Nacional da Tijuca. O trecho entre o ponto final até as cachoeiras do Quebra e Box (ou Macacos) tem pouco mais de 2 quilômetros.

O Setor Pedra Bonita/Pedra da Gávea tem acesso pela Barra da Tijuca (Estrada Sorimã) e São Conrado (Estrada das Canoas), sendo indicado principalmente aos praticantes de voo livre e montanhismo em geral. É necessário transporte particular para chegar ao início da Trilha da Pedra da Gávea, que dista aproximadamente 1 quilômetros da via principal, mas existe a opção de pegar um ônibus em São Conrado (448 – Maracaí), que sobe pela Estrada das Canoas e segue até o Alto da Boa Vista passando pela Estrada da Pedra Bonita. Esse acesso leva ao Caminho da Pedra Bonita, que leva à rampa e aos atrativos da Pedra Bonita e Pico da Agulhinha.

O Setor Pretos Forros/Covanca ainda não tem estrutura para visitação.

 

Segurança

A segurança do Parque Nacional da Tijuca é feita por empresa particular, contratada mediante licitação, e efetivos da Guarda Municipal e da Polícia Militar, que se dividem em rondas a pé e de carro, de maneira a cobrir toda a extensão da unidade. O trabalho em conjunto dessas equipes fazem do PNT um dos locais de visitação mais seguros da cidade.

 

Tarifas

Dentre as inúmeras atrações do Parque, somente a visita ao Corcovado é tarifada, segundo o comunicado abaixo, de 6 de outubro de 2011:

"Nos termos da Portaria do Ministério do Meio Ambiente nº 366, de 7 de outubro de 2009 (DOU – 1-08/10/2009), e Portaria nº 135, de 30 de dezembro de 2010, e conforme discutido em reunião de 13 de dezembro de 2010 do Conselho Consultivo do Parque Nacional da Tijuca, Memo nº 55/CGEVI/DIREP/ICMBIO, comunico as tarifas de acesso ao Corcovado, bem como o calendário anual dos períodos de alta e baixa temporada para visitação no ano de 2012.

INGRESSOS
Alta Temporada - R$ 26,53
Baixa Temporada - R$ 18,53

Estão isentos de pagamento:
1- Crianças com até 12 (doze) anos de idade incompletos desde que acompanhadas de um adulto,
2- Guias de turismo só estarão isentos de pagamentos mediante apresentação da carteira da EMBRATUR devidamente atualizada,
3- Visitante brasileiro ou ao estrangeiro que demonstre possuir residência permanente no Brasil com idade igual ou superior a 60 (sessenta) anos.

Calendário de Alta Temporada (2012)
- Todos os fins de semana de 2012
- 01/01 a 04/03 (Férias Escolares)
- 05/04 a 08/04 (Semana Santa)
- 23/04 (São Jorge)
- 30/04 a 01/05 (Feriado do Dia do Trabalho)
- 01/07 a 12/08 (Férias Escolares)
- 07/09 (Independência do Brasil)
- 12/10 (NS. De Aparecida)
- 02/11 (Finados)
- 15/11 e 16/11 (Proclamação da República)
- 19/11 e 20/11 (Feriado de Zumbi)
- 01/12 a 31/12 (Férias Escolares)"


Importante: Todos os descontos para acesso mediante as vans licitadas da Beltour estão previstos nesse comunicado. Para mais informações sobre descontos, valores e procedimentos de acesso via Trem do Corcovado, pedimos a gentileza de pedimos a gentileza de acessar
www.tremdocorcovado.com.br

 

Cadastramento de guias, condutores de visitantes e empresas que atuam dentro dos limites do Parque Nacional da Tijuca

Em janeiro de 2010, o Parque Nacional da Tijuca iniciou o cadastramento de guias de turismo e condutores de visitantes, bem como empresas e associações que realizam o trabalho de visitação turística no âmbito desta Unidade de Conservação.

Essa ação, que faz parte de um processo mais amplo e complexo, tem como objetivos centrais a organização e a melhoria na qualidade do serviço prestado ao visitante, criando as condições necessárias para que profissionais competentes e preparados realizem seu trabalho de maneira mais completa. O Cadastramento de Guias, Condutores de Visitantes e Empresas, que atuam nos limites do Parque Nacional da Tijuca, estão em consonância com a legislação e as normas vigentes na unidade. São elas: Lei Nº 9.985/2000, Lei Nº 9.605/98, Decreto Federal Nº 6.514/08, Decreto Nº 4340/02, Portaria MMA Nº 120 de 12/04/2006, Portaria ICMBio Nº 40
de 25/06/2008, Instrução Normativa Nº 8 de 18/09/08.

O cadastro está disponibilizado no Centro de Visitantes (Setor Floresta) e nos links abaixo.


Guias e Condutores
http://www.parquedatijuca.com.br/arquivos/Formulario_Guias_Condutores_Final.doc

Empresas
http://www.parquedatijuca.com.br/arquivos/Cadastro_Empresas_06-01-2010.doc



IMPORTANTE
O mesmo deverá ser preenchido, e enviado por correio eletrônico para parnatijuca@icmbio.gov.br ou ao seguinte endereço:

Parque Nacional da Tijuca

Coordenação de Uso Público & Negócios

Estrada da Cascatinha, nº 850 - Alto da Boa Vista – Rio de Janeiro - RJ

CEP: 20.531-590.

Amigos do Parque

O Rio de Janeiro possui a maior floresta urbana e heterogênea do mundo plantada pela mão do homem.
A preservação do Parque Nacional da Tijuca é fundamental para a manutenção da qualidade de vida da cidade.
Se você é brasileiro de nascença ou de coração e ama essa cidade, ajude. Seja sócio, seja voluntário, participe com idéias e sugestões. O parque precisa de você.

0 comentários:

Postar um comentário

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More