CARNAVAL RIO DE JANEIRO - SAMBÓDROMO 2014
Ordem dos desfiles de Carnaval 2014 no Rio de Janeiro
Grupo de Acesso:
Sexta-Feira (28/02/2014)
- Em Cima da Hora
Horário do desfile: às 21:00 h - União de Jacarepaguá
Horário do desfile: entre 22:00 h - Acadêmicos da Rocinha
Horário do desfile: entre 23:00 h - Renascer de Jacarepaguá
Horário do desfile: entre 00:00 h - União Do Parque Curicica
Horário do desfile: entre 01:00 h - Porto da Pedra
Horário do desfile: entre 02:00 h - Paraízo do Tuiuti
Horário do desfile: entre 03:00 h - Inocentes de Belford Roxo
Horário do desfile: entre 04:00 h - Império Serrano
Horário do desfile: entre 05:00 h
Sábado (01/03/2014)
- Tradição
Horário do desfile: às 21:00 h - Alegria da Zona Sul
Horário do desfile: entre 22:00 h - União Parque Curicica
Horário do desfile: entre 23:00 h - Caprichosos de Pilares
Horário do desfile: entre 00:00 h - Unidos do Viradouro
Horário do desfile: entre 01:00 h - Estácio de Sá
Horário do desfile: entre 02:00 h - Unidos de Santa Cruz
Horário do desfile: entre 03:00 h - Unidos de Padre Miguel
Horário do desfile: entre 04:00 h - Cubango
Horário do desfile: entre 05:00 h
Grupo Especial:
Domingo (02/03/2014)
- Império da Tijuca
Horário do desfile: às 21:00 à 22:15 h - Acadêmicos do Grande Rio
Horário do desfile: entre 22:05 à 22:20 h - São Clemente
Horário do desfile: entre 23:10 à 23:45 h - Mangueira
Horário do desfile: entre 000:15 à 01:05 h - Acadêmicos do Salgueiro
Horário do desfile: entre 01:20 à 02:30 h - Beija-flor
Horário do desfile: entre 02:25 à 03:50 h
Segunda (03/03/2014)
- Mocidade Independente
Horário do desfile: às 21:00 à 22:15 h - União da Ilha do Governador
Horário do desfile: entre 22:05 e 22:20 h - Vila Isabel
Horário do desfile: entre 23:10 e 23:45 h - Portela
Horário do desfile: entre 000:15 e 01:05 h - Imperetriz Leopoldinense
Horário do desfile: entre 01:20 e 02:30 h - Unidos da Tijuca
Horário do desfile: entre 02:25 e 03:50 h
Mapa do sambódromo do Rio de Janeiro
INGRESSOS PARA O CARNAVAL NO SAMBÓDROMO
VENDAS DE INGRESSOS COM A TICKT RIO
ARQUIBANCADAS
- Espaço descoberto, acessado por escadas, sem numeração e por ordem de chegada.*
*Exceto setor 9, por ser setor turístico
FRISAS
- Box descoberto com 6 lugares, fechado, com entrada privativa e serviço de garçon.
- Vaga ou completa
CAMAROTES
- São dois andares, 1º nível A, 2º nível B.
- Cada camarote acomoda 15 ou 18 pessoas.
Pacote inclui: Ingressos + traslados + Buffet Completo + guia bilíngue + segurança + brindes.
Super Camarotes
Super Camarotes Sambódromo RJ
Super Camarotes Ticket Rio – Localizado no Setor 8 o melhor lugar do Sambódromo
São camarotes diferenciados pois possuem uma grande área e um lounge no lugar das frisas, proporcionando a oportunidade de você assistir ao desfile colado na avenida ou no andar superior com com excelente visão da passarela com todo conforto e comodidade. Todos são especialmente decorados e possuem ar condicionado, Tv de Led, oferecendo conforto absoluto e total segurança. Um buffet de primeira classe servido por garçons, com aperitivos, japonês, jantar e sobremesa.
Pacote inclui: Ingressos + traslados exclusivo + Buffet Completo + Open Bar + Lounge até Frisas + Camisa + guia bilíngue + segurança + brindes
PARA QUEM VAI AO SAMBODROMO,SEGUE INFORMAÇÕES DE COMO CHEGAR E OS CUIDADOS QUE DEVEM TER.
Guia Sambódromo
- Como chegar ao Sambódromo
Como sugestão para que sua chegada ao Sambódromo seja da melhor forma possível e também mais segura, oferecemos um Serviço de Transfer do Sambódromo. Verifique nossos preços.
Você também pode chegar de metrô, ônibus ou simplesmente tomando um táxi. Lembre-se de que estes meios de transporte o deixarão a uma distancia do Sambódromo que requererá algum tempo de caminhada.
Não há conexão entre os lados par e ímpar. Sua rota para o Sambódromo vai depender do seu setor.
- Metrô
Funciona nos dias de Carnaval até as 23h de terça-feira, com intervalos de 10 minutos. É rápido, porém lotado nos dias de Carnaval. É a melhor opção para deixá-lo mais perto do Sambódromo, comparado com os ônibus de linha e táxis sem credenciais, que o deixarão a uma distância razoável do seu setor no Sambódromo.
- Setores Pares
O melhor acesso aos setores pares é a estação Praça Onze. Uma vez fora da estação, vire duas vezes à direita e depois siga em frente. Para os setores 10 e 12, tomar Rua Carmo Neto e caminhar pela Av. Prof. Salvador de Sá. Você verá o Sambódromo rapidamente.
- Setores Ímpares
A estação mais próxima é a Central. Desça nessa parada e siga o fluxo das pessoas, pois certamente a maioria estará se dirigindo ao mesmo local que você. A estação esta a menos de um quilometro do sambódromo, e ao longo do caminho você verá carros alegóricos e o famoso Terreirão do Samba. Depois de passar por eles, dobre à esquerda e continue até achar o seu setor, identificado por grandes placas bastante visíveis.
- Quando chegar
As portas abrem às 17h00. Algumas pessoas que não possuem ingressos para lugares numerados costumam chegar cedo para garantir os melhores lugares.
A abertura dos desfiles é feita pelo Rei Momo, que atravessa a avenida saudando os espectadores.
Em média uma pessoa assiste a um numero que varia de 3 a 5 escolas de samba. Assim, chegando por volta das 22:00h você chegara no momento em que a festa terá atingido o seu auge. Se você possuir um ingresso de arquibancada, sem lugar marcado e está saudável o suficiente para a maratona de 12 horas, chegue cedo e sente-se onde quiser.
- Como se vestir
Use o que você preferir. Não há regras nem normas com relação ao que vestir para o desfile de Samba (lembre-se que as pessoas no Rio usam roupas descontraídas mesmo para ir a eventos mais sóbrios). Celebridades e ilustres anônimos ocupando as frisas tendem a se produzir um pouco mais. Nas arquibancadas a regra é ser o mais informal possível. Use roupas muito leves, uma vez que normalmente é quente durante toda a noite, mas opte por usar cores escuras para não ficarem visivelmente muito sujas. Uma capa de chuva não é má idéia, pois deve ser considerada a eventualidade de uma chuva de verão.
- Localização
O Sambódromo localiza-se na região conhecida como berço do samba. Começa na Avenida Presidente Vargas, perto da Praça Quinze e termina na Rua Frei Caneca. A grande praça ao final da avenida é coroada por um imenso e memorável arco de concreto, chamada de Praça da Apoteose. A avenida foi batizada Professor Darcy Ribeiro, tendo em vista que foi ele quem idealizou os desfiles em uma estrutura fixa, pois anteriormente as estruturas eram montadas para o evento. Trata-se de uma passarela de aproximadamente 700 metros de extensão.
- Facilidades
Há bares com comidas e bebidas, banheiros em cada setor Sambódromo. Além disso, todos têm acesso, a área livre, um espaço que existe por trás das arquibancadas no Sambódromo, onde com restaurantes, sorveterias, lojas de souvenirs e mais banheiros.
- Segurança
Nos dias de desfile, o Sambódromo é considerado o lugar mais seguro na América do Sul. Há uma concentração muito elevada de celebridades internacionais, políticos e membros de famílias reais entre a multidão. O Sambódromo é cercado por grades enormes pelas quais ninguém pode passar sem ser revistado, por razões comerciais e de segurança.
- O que levar
Esteja preparado para o fato de que apenas sanduíches estarão disponíveis no Sambódromo. Você pode também levar recipientes de plástico com bebidas e alguns alimentos, como sanduíches e frutas. Isopor, garrafas, vidros e fogos de artifícios são proibidos.
Guarda-chuvas não são uma boa idéia, pois podem facilmente atrapalhar a visão de quem estiver atrás de você assistindo aos desfiles.
Como a noite do desfile é muito longa e vai até o amanhecer, algumas pessoas levam pequenas almofadas para sentar e assistir mais comodamente ao espetáculo.
Por precaução, leve sempre papel higiênico, pois ao longo da noite ele vai se tornando escasso nos banheiros do Sambódromo. Outra boa pedida é levar binóculos para ter uma melhor visão do desfile.
Você pode levar qualquer tipo de câmera fotográfica ou câmeras de vídeo manual (câmeras de vídeo profissionais, no entanto não são permitidas), etc., é totalmente seguro dentro do Sambódromo. Mas tome Cuidado! Apenas exiba estes equipamentos dentro da área do Sambódromo, evite mostrá-los fora do Sambódromo.
UM POUCO DA ESTÓRIA DO SAMBODROMO
Passarela Professor Darcy Ribeiro - Sambódromo do Rio de Janeiro/Oscar Niemeyer.
Passarela Professor Darcy Ribeiro - Sambódromo do Rio de Janeiro/Oscar Niemeyer.
A Passarela Professor Darcy Ribeiro, popularmente conhecida como Sambódromo (é o nome dado aos conjuntos arquitetônicos destinados aos desfiles das Escolas de Samba. Geralmente são compostos por uma passarela e uma área de dispersão das agremiações).
A Passarela localiza-se na Avenida Marquês de Sapucaí, na cidade do Rio de Janeiro. A maior parte da passarela situa-se no Centro da cidade, porém a sua porção final, após a Avenida Salvador de Sá, pertence ao bairro Cidade Nova.
Niemeyer retorna ao Brasil no começo dos anos 80, no início da abertura política, quando dá anistia dos exilados no governo João Figueiredo. Na ocasião o antropólogo Darcy Ribeiro, amigo de Niemeyer, era vice de Brizola, ex-exilado e governador do Rio de Janeiro eleito em 1982.
Para consolidar os projetos educacionais e culturais de Darcy Ribeiro, Niemeyer projeta o Sambódromo do Rio de Janeiro, que possui salas de aula sob as arquibancadas, a Passarela foi construída em tempo recorde para o carnaval de 1984, foram quatro meses de obras.
Segundo as informações da página de Niemeyer o projeto busca devolver ao povo o Desfile das Escolas de Samba que contempla os camarotes suspensos na cota + 3, assim toda a área do pavimento térreo permanece livre. A estrutura consiste de um lado, de seis blocos de arquibancadas separados 30 metros com o objetivo de criar as praças populares. Do outro, um grande bloco de camarotes que segue até o fim o prédio da Brahma(hoje já demolido).
O projeto único no mundo em sua tipologia dota a cidade de um equipamento urbano permanente para a exibição do tradicional espetáculo do desfile das escolas de samba.
Inaugurada em 1984, marcou o início do sistema de desfiles das escolas de samba em duas noites. Sua estrutura, em peças pré-moldadas de concreto, possui cerca 700 metros de comprimento, e antes da reforma,capacidade para 60.000 pessoas.
No final da Passarela, as arquibancadas separem-se criando uma grande praça, chamada Apoteose, onde também está situado o Museu do Samba que com seus largos degraus – o palco – abre-se para a praça e o Museu para a Rua Frei Caneca. Arrematando a composição um grande arco delimita o final do espetáculo.
O fantástico projeto previa outros usos durante o ano: grandes escolas, creches, centros de saúde, ateliers de artesanato, etc. E a praça, como palco de grandes eventos culturais e sociais da cidade.
“ Tudo isso vai conferir ao empreendimento um caráter humano e cultural inesperado, qualificando-o como um dos mais importantes centros de cultura do país, segundo o próprio Oscar Niemeyer.
(…) Metamorfose que devemos ao espírito inquieto e criativo de Darcy Ribeiro que elaborou o programa, permitindo levar para aquela área não apenas a Passarela do Samba que afinal sempre lhe pertenceu, mas também os instrumentos de lazer e cultura que lhe faltavam. Com isso a Passarela do Samba assumiu outro conteúdo, e se fez mais humana como toda obra de caráter coletivo deveria ser. Organizado o projeto, fixada a solução arquitetural, a grande praça por razões diversas, de espaço vital principalmente passou a constituir um prolongamento natural da Passarela. Daí surgindo a idéia de nela a inserir, enriquecendo os desfiles, fazendo-os mais criativos e atraentes.”
“No que concerne a arquitetura, o mais importante foi, primeiro, encontrar uma solução inusitada para a integração das salas de aula e das tribunas. Uma solução simples e funcional com o objetivo de não comprometer a unidade. Em seguida, dar ao conjunto um sentido plástico, inovador, qualquer coisa capaz de marcá-lo como o novo símbolo dessa cidade. Isso explica o Museu do Samba, o painel de Marianne Peretti, os mosaicos de Athos Bulcão, o grande arco, esbelto e elegante, lançado no espaço como o concreto armado permite. E tudo isto conferiu à Praça da Apoteose, que os grandes espaços tornam monumental, uma nova dimensão arquitetônica, e esse nível de bom gosto, fantasia e invenção inerente a toda obra de arte.”
Depois de 28 anos o projeto é concluído
Vinte e sete anos depois de sua construção, o Sambódromo sofreu grandes modificações, as reformas visam os Jogos Olímpicos Rio 2016.
A obra, iniciada logo após o Carnaval de 2011, contou com quase 600 operários, que se revezaram em turnos, mantendo as obras funcionando as 24 horas dia.
Para permitir a contrução das novas arquibancadas, todo o prédio da antiga fábrica da Brahma, teve seu tombamento revogado e foi implodido.
O desmonte das estruturas do Setor 2 começou pelo lote de camarotes mais próximo do Setor 9, a reforma incrementou o numero de assentos para 78.000.
Foi construído um novo bloco com quatro módulos de arquibancadas, camarotes, incluindo áreas para a instalação de banheiros públicos, postos médicos, sala de segurança, áreas de serviço e um espaço destinado para os jurados.
A reforma de ampliação contou com o aval do arquiteto Oscar Niemeyer.A instalação, que foi adaptada para receber confortavelmente pessoas com dificuldade de locomoção, teve ampliado o número de frisas, de 1.094 para 1.823.
O Sambódromo terá ainda sistema de sonorização nos dois lados da avenida.Foram reformadas instalações já existentes, com a recuperação estrutural e pintura de todos os setores, renovação do museu e do palco da Praça da Apoteose, no fim do Sambódromo.
FONTE: http://insideriocarnaval.com.br
http:/ www.ingressoscarnavalcketrio.com.br
http://www.archdaily.com.br
0 comentários:
Postar um comentário